SEBRAE SP apresenta projeto para empresários de Atibaia

Projeto Circuito Turístico das Frutas visa capacitar empresários do setor de hospedagem e alimentação fora do lar e preparar a região para a Copa de 2014.

Com a proposta de preparar os empreendimentos ligados ao turismo para a Copa de 2014, o Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional em Jundiaí, apresentará para os empresários do segmento de hospedagem o projeto Circuito das Frutas. O evento será no dia 27 de março, no Hotel Gran Roca, onde os empresários terão a oportunidade de conhecer as ações do Projeto Circuito Turístico das Frutas para a melhoria dos negócios no setor, além de fortalecer o turismo local. Todas as atividades de capacitação são gratuitas.

Durante o encontro com os empresários serão apresentados os objetivos e o foco da capacitação, assim como os benefícios para os negócios e as ações a serem implementadas. Com o projeto, já em andamento nas demais cidades do Circuito das Frutas, o Sebrae-SP pretende oferecer capacitação continuada dos participantes, visando o aprimoramento dos processos de gestão dos empreendimentos, bem como agregar valor aos produtos e serviços, aumentar a satisfação dos hóspedes e clientes e ainda atualizar conhecimentos sobre inovação e tendências dos segmentos ligados ao turismo.

Para o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Jundiaí, Alexander Terra Antunes, as ações do projeto vão contribuir para preparar os empreendimentos na recepção dos turistas que visitarão a região durante a Copa do Mundo. Para capacitar os empresários serão realizados seminários, missões empresariais e consultorias coletivas e individuais.

Sobre o projeto

O projeto Circuito Turístico das Frutas teve início em 2008 com a proposta de fortalecer o potencial turístico dos dez municípios que formam o Circuito das Frutas na região de Campinas e Jundiaí. A meta é aumentar em 15% o número de turistas que visitam as cidades, principalmente na época da colheita, quando milhares de visitantes são atraídos pelo roteiro das festas das frutas e também ampliar o tempo de permanência dos turistas na região, explorando o potencial dos empreendimentos dos setores hoteleiro e gastronômico.

No ano passado o projeto ganhou uma importante ferramenta para a divulgação do Circuito com o lançamento do Catálogo Turístico Circuito das Frutas, A publicação, resultado da parceria do Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional Sudeste Paulista, com a Associação de Turismo Rural do Circuito das Frutas e o Pólo Turístico do Circuito das Frutas que reúne dez municípios: Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

Com páginas coloridas, produzidas em papel fotográfico de alta qualidade, o catálogo apresenta informações de 330 empreendimentos, entre atrativos turísticos, hotéis, pousadas, restaurantes, bares, fazendas, comércio diferenciado e artesanato, e revela a beleza da região, com a história de cada uma das cidades, localização e mapas de acesso, vocações turísticas e culturais, passeios, compras, gastronomia, além de oferecer roteiros programados nas áreas rural e urbana, integrando cultura e lazer, além de opções para o turismo de aventura.

Com o envolvimento dos produtores, empreendedores e a comunidade, as ações do projeto visam inserir os municípios no mercado estadual e nacional de turismo, com cultura e artesanato, formatando e consolidando produtos e roteiros turísticos locais e regionais, além de melhorar a qualidade de vida do território e promover a cultura empreendedora e a integração das cidades do circuito.

O projeto de desenvolvimento territorial do Circuito das Frutas reúne empresários e administradores de vários segmentos envolvidos direta ou indiretamente com o turismo, como os empreendimentos de eventos e festas regionais, as propriedades rurais ligadas a fruticultura, meios de hospedagem, restaurante e alimentação, agências de turismo, grupos culturais, artesãos, e demais agentes prestadores de serviços.

As atividades decorrentes do projeto incluem uma série de iniciativas, entre elas a adequação de propriedades rurais e urbanas para recepção de turistas, a criação e formatação de roteiros turísticos, das fazendas históricas, das frutas e de festivais gastronômicos que contribuem para o fortalecimento do Circuito como destino para o turismo nacional e internacional.

Serviço
Apresentação do projeto Circuito Turístico das Frutas
Data: 27 de março
Horário: 9h
Local: Hotel Gran Roca (Avenida Walter Engracia de Oliveira, 229, Estância Lynce, Atibaia)

Informações: (11) 4587-3540 ou (19)3243-0277 com Mariana Costa marianaco@sp.sebrae.com.br

Fonte: Atibaia News