Pesquisa Turística de Atibaia

Um Estudo de Competividade, apresentado pelo Instituto Marca Brasil e pela Fundação Getúlio Vargas, no início do ano, apontou o Monitoramento como um dos pontos a serem trabalhados pelo município de Atibaia, no caminho do desenvolvimento do turismo da região. 

Desde então, representantes do ARC&VB, COMTUR, PEA, AHAR e de outras entidades do trade têm discutido idéias e projetos que possam ajudar o município a monitorar a atividade turística local, no sentido de conhecer melhor o perfil de seu turista, suas atividades e expectativas. 

É com este objetivo que o município realiza, a partir do dia 17 de setembro, a Pesquisa de Demanda do Turismo de Atibaia. Durante 4 finais de semana, com a participação  de 40 voluntários e  o  apoio de entidades e empresários, os pesquisadores irão levantar informações sobre o perfil do turista, seus locais de origem, as atividades que realiza na cidade, tempo de permanência em Atibaia, entre outras. 

Esta é a segunda vez que o município de Atibaia realiza uma pesquisa de demanda no setor de turismo. As informações da primeira pesquisa, realizada em 2009, serão utilizadas como base de comparação, com os dados atuais. Segundo o presidente interino do COMTUR e diretor financeiro do ARC&VB,  Jaime Santos, a pesquisa irá fornecer informações estatísticas valiosas e que poderão embasar futuras ações de desenvolvimento do turismo local. “Este é um projeto muito importante para Atibaia, pois somente conhecendo de perto o nosso visitante será possível planejar ações eficientes para este público. E é muito bom ver o envolvimento de todos no projeto”, afirma Jaime. 
Identificados com camisetas “Pesquisa Turística de Atibaia”, os pesquisadores estarão em pontos estratégicos da cidade, como o Mercado Municipal, Parque Edmundo Zanoni, Rodoviária, Centro Histórico, Festa das Flores e do Morango, etc. A expectativa é ouvir 800 turistas nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro e 15, 16, 22 e 23 de outubro. 

A coordenação técnica da pesquisa é do SENAC-SP, através da professora e diretora do ARC&VB, Andreia Roque. Os professores  Rita de Cássia Ferrari e Luis Pereira serão os responsáveis pela escala de alunos e coordenadores, Jadhi Martinelli e Jaime Santos estarão a coordenação de transporte e logística, e sob o comando de Valéria Andrade de Thomaz e Ester Ramalho, ficará a criação e produção de materiais, como flyer, banners, camisetas e material de apoio à pesquisa.

LOCAIS DE PESQUISA:
Mercado Municipal
Rodoviária
Parque Edmundo Zanoni
Pouso
Teleférico
Bares e Restaurantes da Av. Lucas
Centro Histórico
Santuário
Bairro do Portão
Convém
Festa das Flores e do Morango
Centro de Informações Turísticas.