Associado Destaque da Semana - ArtCake

Publicado em 06/03/2017
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Essa semana destacamos o trabalho da ArtCake, especializada em artigos para Gastronomia, foi criada ao final de 2009 e teve o ano de 2010 como laboratório preparando-se com pesquisas, estudando o mercado e formalizando parcerias com empresas da Europa, América do Norte e Brasil.

Com uma área de 1.000 m² em Atibaia, cidade localizada a 60 km de São Paulo, a ArtCake® atua no mercado brasileiro comercializando a mais diversificada linha de acessórios para a arte da gastronomia.



Com foco na confeitaria artística e chocolataria fina, nosso objetivo é satisfazer os mais diversos e exigentes profissionais do mercado oferecendo soluções com qualidade e inovação.

Para exemplificar a importância desse empresa e dizer do orgulho que é tê-la em nossa região, é pertinente apresentarmos uma notícia, feita pelo programa Pequenas Empresas Grandes Negócios do Estadão, realizada em 2015, porém muito atual, dizendo da conquista de pequenos empreendedores por sua liberdade financeira e o trabalho realizado por alguns cake designers renomados. Toda essa conquista e trabalho realizado, dependem diretamente de bons fornecedores, aí entra o papel da ArtCake, que é hoje uma das maiores empresas de fornecimento de produtos para alta gastronomia do Brasil, com enorme variedade de produtos, sempre com tecnologia e inovação. Além disso, possui em Atibaia, uma Cozinha Show, onde realiza aulas e workshops com grandes profissionais do setor.

Veja a matéria e descubra a importância dessas empresas para o crescimento da economia no país.

ArtCake - Atibaia

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Av. São João, 1920 | Atibaia - SP | Brasil
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www.artcake.com.br

Bolos especiais ganham espaço: você estaria disposto a pagar R$ 2,5 mil por um item?

The King Cake

Sabe aqueles bolos que dá até dó de comer? Coloridos, divertidos ou sofisticados, os produtos artísticos despertam o interesse tanto de consumidores quanto de profissionais de olho em um segmento impulsionado principalmente pelos reality shows estilo Cake Boss.

Trata-se de um mercado atrativo, mas nada fácil de ingressar. É preciso ter habilidade, por se tratar de um trabalho manual, e muita dedicação para não frustrar o cliente. “É uma área que mexe com o sonho das pessoas. É importante não se preocupar apenas com a estética, mas também com a qualidade do produto e o prazo de validade”, afirma a professora do Senac-SP, Fernanda Suzumura.

Como todo mercado que atrai muitos profissionais, a concorrência é grande e quem pretende entrar nessa área precisa buscar um diferencial. “Esses bolos são uma tendência agora, muitas pessoas vão começar a fazer e o preço tende a cair. Quem se diferenciar vai ficar e muitos vão se perder no meio do caminho”, alerta o presidente da Associação Brasileira dos Confeiteiros e Sorveteiros (Abraces), Angelo Sabatino Perrella, que também é proprietário da Confeitaria Asti.

Entre os profissionais que se destacam no setor está o cake designer Nelson Pantano. O interesse pelos bolos existe desde os 11 anos, mas ele só ingressou no mercado depois de concluir a faculdade de publicidade, quando abriu o ateliê especializado em bolos personalizados The King Cake. Com uma produção de oito a 16 bolos por semana, o faturamento mensal do empreendimento oscila entre R$ 120 mil e R$ 140 mil.

A crise ainda não chegou ao ateliê de Pantano e o profissional acredita que as pessoas continuarão com os pedidos, embora o valor gasto com o produto possa diminuir. “Para ficarmos imunes a essa situação é preciso buscar uma diferenciação para que ninguém consiga fazer com a qualidade que a gente faz e com o atendimento que temos”, afirma Pantano, que já chegou a fazer um bolo de R$ 25 mil com flores de açúcar que pareciam de verdade.

Em geral, os bolos mais simples custam a partir de R$ 1,5 mil e os de casamento a partir de R$ 2,5 mil. “Nenhum é igual ao outro. Não é um catálogo. Cada um é desenhado para cada cliente e para cada festa”, afirma o cake designer.

Já as irmãs Karoline e Karen Scorzato estão no comando do ateliê Lili Glacê. A primeira é formada em gastronomia e a segunda em artes. “Começamos a trabalhar juntas e a criar coisas novas e diferentes. Na época era tudo branco e começamos a usar o aerógrafo para pintar. Acredito que nosso diferencial é a parte artística. Todo mundo fala que nosso bolo tem identidade própria e mostra nossa parte criativa da pintura”, afirma Karoline.


Bolo Vera Madeira

Bolo Lili Glacê


Nos primeiros três anos, o trabalho era feito em casa e há quatro elas mudaram para um espaço em Moema. As irmãs também se dedicam aos cursos e notaram maior interesse nas aulas. De uma média de sete aulas por mês
há três anos, hoje elas ensinam para quatro turmas por semana. Os cursos particulares custam a partir de R$ 1 mil.

Para diversificar o negócio, as sócias preparam o lançamento de uma linha de produtos, como pratos de porcelana, com ilustrações Lili Glacê, e ainda investem na produção de vídeos para o YouTube, atualizados toda semana.

CUIDADOS

ENTREGA
O trabalho mexe com o sonho das pessoas. Geralmente, os bolos são encomendados para datas especiais, como casamentos e aniversários. Por isso, o profissional deve ter todo o cuidado para entregar o que prometeu e até superar as expectativas.

QUALIDADE
De acordo com Fernanda Suzumura, do Senac-SP, pelas características da pasta americana, as pessoas podem achar que o produto tem uma validade maior, mas esse é um ponto que o profissional deve prestar muita atenção.
O que não pode acontecer é preocupar-se apenas com o lado estético e esquecer do sabor e qualidade, por exemplo.

PROFISSIONAL
O aprendizado na área é altamente perecível. O profissional precisa sempre buscar a atualização já que o mercado segue muito o que está na moda. Atualmente, por exemplo, o bolo em formato do personagem Olaf, do filme
‘Frozen’, é muito procurado.

MARKETING
É preciso se preocupar em divulgar seu trabalho. Um site com fotos dos bolos ajuda a mostrar seu diferencial. O atendimento também deve ser uma das preocupações, desde o momento de receber o pedido até a entrega.

Estadão - Pequenas e Médias Empresas