Museu Olho Latino mostra esculturas de importante escultora

Publicado em 09/02/2015
Imagem do Artigo Museu Olho Latino mostra esculturas de importante escultora

O Museu Olho Latino, localizado no Centro de Convenções “Victor Brecheret”, em Atibaia, SP, apresenta de 11 de fevereiro a 27 de março a exposição “Fé” de esculturas da artista plástica Piki.

Piki é o pseudônimo artístico da artista plástica Maria Aparecida Bueno de Mello que faleceu em 2009, com 89 anos, em Campinas. Constam em sua formação artística que foi aluna e depois trabalhou com Thomaz Perina na Escola de Pintura de Campinas (1948-1949); estudou escultura com Lélio Coluccini (1954-1955) e posteriormente na Fundação Álvares Penteado, SP (1974), entre outros cursos.


Fundou o Grupo Da Vinci e participou de exposições do Grupo Vanguarda de Campinas, um dos mais importantes movimentos de artes plásticas do interior do Estado de São Paulo na década de 60. Foi professora da disciplina Escultura no Curso de Educação Artística da PUC-Campinas

Sua primeira exposição individual de pintura e escultura foi em 1957 no antigo (e demolido) Teatro Municipal Carlos Gomes em Campinas. Participou em mais de 50 exposições destacando-se, entre outras, o Salão Paulista de Arte Moderna em São Paulo e a Bienal Nacional de São Paulo. Foi uma artista ativa e em 2008, um ano antes de falecer, expôs no Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

Recebeu 12 prêmios, entre medalhas de prata, de bronze e menções honrosas em Salões de Arte e suas obras encontram-se em vários espaços em praças públicas em Campinas, Piracicaba, Valinhos e em outras cidades. Participou em diversos roteiros de arte por 10 países da Europa, no Peru, Bolívia, México, Estados Unidos, Chile e Argentina.

Obras de sua autoria estão inseridas em vários acervos, como no Museu de Arte Contemporânea de Campinas, na Unicamp e em outros do interior do Estado. Após o falecimento da artista, a sobrinha Carmen Sílvia Erbolato, detentora do espólio artístico da Piki, doou várias pinturas e esculturas para o acervo do Museu Olho Latino, conferindo ao prof. Dr. Paulo Cheida Sans, que foi aluno e colega de trabalho da artista na PUC-Campinas, a função de mentor cultural dessas obras.

O curador Paulo Cheida escolheu para a exposição esculturas, a maioria feita na década de 70. Cheida diz que “são peças que demonstram a ‘fé’ da artista no amor e na religião. As obras da escultora demonstram uma ‘leveza’ estilística ao tratar as fisionomias e posturas das personagens que criava”.

Vale conferir a qualidade das obras da artista. A exposição pode ser visitada até 27 de março, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, na Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 - Parque das Águas – em Atibaia, SP.


Serviço:
Mostra: “Fé” – esculturas da artista Piki (Maria Aparecida Bueno de Mello)
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Período: 11 de fevereiro a 27 de março de 2015.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h.
Local: Museu Olho Latino - Centro de Convenções e Eventos "Victor Brecheret".
Endereço: Al. Lucas Nogueira Garcez, 511 - Parque das Águas - Atibaia, SP.
Realização: Museu Olho Latino e Secretaria de Cultura e Eventos - Prefeitura da Estância de Atibaia.

Fonte: Luciene Sans
Assessoria de imprensa / Museu Olho Latino, Atibaia, SP.
museu@olholatino.com.br