Continuam os passeios com guias de turismo pelo Centro Histórico

Publicado em 18/08/2014
Imagem do Artigo Continuam os passeios com guias de turismo pelo Centro Histórico

Passeio é gratuito e acontece todos os sábados, com saída do Santo Cruzeiro, às 11h

A partir do próximo fim de semana (sábado, dia 23), a Prefeitura dá continuidade ao projeto que oferece passeios à pé pelo centro da cidade, sempre acompanhados por guias de turismo locais. O objetivo do projeto, que agora tem novo nome – “Passeio Turístico pelo Centro Histórico de Atibaia” –, é motivar turistas e moradores da cidade a descobrirem (ou redescobrirem) os encantos de nosso município.


Fruto de uma parceria entre Secretaria de Turismo de Atibaia e guias de turismo da cidade, os passeios foram realizados nos meses de maio, junho e julho e apresentou, em sua primeira fase de execução, resultados considerados “muito positivos”.


O projeto continua nos meses de setembro, outubro e novembro. O horário de início do passeio (saída) sofreu modificação: agora será às 11h. O ponto de partida continua sendo o “Santo Cruzeiro”, ao lado da Prefeitura, no Centro da cidade.


Passando por pontos como Igrejas do Rosário e Matriz, Colégio José Alvim, Pelourinho, Mirante, Museu João Batista Conti e Mercado Municipal, o roteiro proporciona uma viagem ao passado de Atibaia, seu processo de ocupação e formação, bem como toda a construção de seu patrimônio arquitetônico/histórico material e imaterial ao longo dos seus ricos 349 anos.


“O passeio resgata a história de Atibaia, a construção de seus casarões e a participação dos escravos nesse processo. Os moradores têm a chance de conhecer os processos de formação da cidade e os turistas têm a chance de entender melhor a importância histórica de Atibaia na formação do interior do Estado de São Paulo e do movimento bandeirante”, explicou o secretário de Turismo.


“Quem participou do passeio turístico pelo centro histórico de Atibaia gostou. Para nós, guias, está sendo uma ótima oportunidade de mostrarmos nosso trabalho e, para o turista, esse projeto é um excelente produto e uma ótima opção de lazer. Por ser uma cidade muito antiga, Atibaia carrega em suas ruas, praças e prédios um pouco da história do Brasil, e isso é grande atrativo”, afirmou o guia de turismo Ricardo Arantes.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Estância de Atibaia