Grupo Olho Latino expõe Sutilezas do Pensamento no Espaço Cultural Água Branca

Publicado em 06/05/2014

O Grupo Olho Latino apresenta a exposição Sutilezas do Pensamento, de 10 de maio a 02 de junho, no Espaço Cultural Água Branca em São Paulo.

A mostra é composta por cerca de 20 gravuras sobre tecido em grandes dimensões e 20 gravuras sobre papel.

Para o coordenador do Grupo, Paulo Cheida Sans, as palavras do filósofo francês Charles de Montesquieu ilustram muito bem a temática da mostra ao dizer que "a sutileza do pensamento consiste em descobrir a semelhança das coisas diferentes e a diferença das coisas semelhantes”.

A gravura possibilita que o artista faça tiragem da matriz, ou seja, faça a mesma obra mais vezes. A matriz mais usada pelo grupo é a madeira, modalidade técnica conhecida como xilogravura. Assim como Montesquieu pensou, os artistas do Grupo fizeram nas gravuras as alusões às semelhanças e às diferenças, utilizando das mesmas matrizes para gerar imagens correlatas e distintas.

O grupo de artistas faz parte do setor educativo do Museu Olho Latino, com sede na Estância de Atibaia, SP. O grupo de artistas já expôs em várias cidades e sua atuação é intensa. A primeira mostra desse grupo foi realizada na Galeria da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília, em 1996. A partir daí, o grupo já expôs em mais de 60 mostras realizadas em várias cidades, entre elas, Recife (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Piracicaba (SP) e também no exterior, como em Lima e Cusco, Peru; La Paz, Bolívia; e Santiago, Chile. Em São Paulo, uma das mostras memoráveis do Grupo foi “Parábolas para o Século XXIII” realizada na Capela do Morumbi em 2005.

O Grupo Olho Latino é formado por 09 artistas residentes em cidades do interior do Estado de São Paulo. Todos são formados em Artes Plásticas pela PUC-Campinas. Participam da mostra os seguintes artistas: Alex Roch, Cibele Marion Sisti, Celina Carvalho, Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira e Young Koh.

Em 17 de maio, às 14h, no recinto da mostra, acontecerá o Encontro com os Artistas, para que o público interessado possa conhecer as atividades e propostas do Grupo Olho Latino. O Espaço Cultural Água Branca conta com a curadoria da artista plástica Altina Felício e está localizado no Parque da Água Branca, na Avenida Prof. Francisco Matarazzo, 455, Zona Oeste, em São Paulo. O acesso ao Espaço Cultural também poderá ser feito pela portaria com entrada pela Rua Ana Pimentel. A entrada é franca. A mostra conta com o apoio do Museu Olho Latino.

 

Serviço:

Exposição: Sutilezas do Pensamento: Gravuras do Grupo Olho Latino (Grupo de Arte do Museu Olho Latino)

Expositores: Alex Roch, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, , Lisa França, Maricel Fermoselli, Paulo Cheida Sans, Suely Arnaldo, Walcirlei Siqueira, Young Koh.

Curadoria da mostra: Paulo Cheida Sans.

Curadoria do Espaço Cultural Água Branca: Altina Felício.

Período da mostra: 10 de maio a 02 de junho de 2014.

Encontro com os artistas: 23 de novembro, às 11h.

Local: Espaço Cultural Água Branca

Endereço: Parque da Água Branca – Avenida Prof. Francisco Matarazzo, 455, Zona Oeste, em São Paulo. Acesso também pela portaria com entrada pela Rua Ana Pimentel.

Horário de visitação: Terças, quintas, sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 11h, das 12 às 16h30. Entrada gratuita.

Organização e apoio: Museu Olho Latino.
Realização: Parque Doutor Fernando Costa, conhecido como Parque da Água Branca.