Museu Olho Latino expõe gravuras doadas pela Pinacoteca de São Paulo

Publicado em 03/02/2014
Imagem do Artigo Museu Olho Latino expõe gravuras doadas pela Pinacoteca de São Paulo

Atibaia: A exposição poderá ser visitada até 14 de fevereiro

O Museu Olho Latino apresenta a mostra de Gravuras do Álbum de Xilogravuras idealizado pela Ação Educativa Extramuros da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A exposição acontece de 13 de janeiro a 14 de fevereiro no 1º andar do Fórum Cidadania, dando continuidade em sua agenda de exposições em Atibaia.


A mostra reúne 15 xilogravuras que foram doadas pela Pinacoteca do Estado de São Paulo ao Museu Olho Latino. O álbum de gravuras é resultado da ação educativa extramuros,tendo Augusto Sampaio como artista educador, desenvolvida pelo Programa de Inclusão Sociocultural (PISC), coordenado por Gabriela Aidar, do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Com o intuito de aproximar o museu daqueles que transitam diariamente em seu entorno, a Pinacoteca estabeleceu parcerias com a Casa de Oração do Povo de Rua e a Casa Porto Seguro, duas casas de convivência para pessoas em situação de rua do centro de São Paulo, para a realização de uma ação educativa extramuros junto a seus frequentadores interessados.


Dessa inciativa aconteceram cerca de 150 encontros com cada grupo, entre oficinas de artes e visitas educativas à Pinacoteca. O álbum de xilogravuras é um dos resultados dessa aproximação da Pinacoteca com esse novo público. Foram impressos 70 álbuns no Ateliê de Gravura do Museu Lasar Segall, contendo, cada um, 15 estampas gravada em placas de fibra de madeira de média densidade (MDF) nas dimensões de 20x30 cm e 20x20 cm e impressas em papel japonês Kuretake, nas dimensões de 24x34 cm. Os autores são: Alessandro Teixeira de Souza, Carlos Alves dos Santos, Clayton Santos de Carvalho, Eliésio da Silva, ElioGoes Coelho, Elói Antonio Lindini, Jacy de Oliveira, Marcio Roberto Grego, Maria Helena Rosa Pereira Leite, Niall Colgan, Paulo Cesar de Paula, Rodrigo Alves de Andrade, Rosemeire Farias, Vera Regina Corrêa e Waldemir Pedro Bezerra Cavalcanti.


O curador Paulo Cheida Sans disse que “é com grande satisfação que o Museu Olho Latino recebeu a doação desse álbum” porque a Pinacoteca, inaugurada em 1905, é o museu de arte mais antigo da capital e é considerada um dos mais importantes do país. Diz também que a atuação profissional do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca é muito nobre, possibilitando a criação, o incentivo e a apreciação artística de pessoas das mais diversas, realmente propiciando a inclusão sociocultural.


O Museu Olho Latino está realizando as exposições no espaço do 1º andar do Fórum Cidadania, enquanto aguarda o término da reforma do Centro de Convenções “Victor Brecheret”, onde tem o seu espaço expositivo. A mostra conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Eventos.


A exposição poderá ser visitada até 14 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h no Fórum Cidadania na Av. Nove de Julho, 185, Centro, em Atibaia, SP.