Romaria das Aguas começou hoje

Publicado em 05/04/2013

UNICIDADES realiza 5ª Romaria das Águas em cidades do Circuito Entre Serras e Águas

Na programação estão o lançamento do roteiro náutico do Circuito Entre Serras e Águas, shows, apresentações culturais e exposições.

As cidades de Bragança Paulista, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem recebem nos dias 05, 06 e 07 de abril a 5ª edição da Romaria das Águas.

O evento é realizado pela Agência de Desenvolvimento Regional UNICIDADES e reúne autoridades, população e representantes de entidades, com objetivo de divulgar os atrativos turísticos e naturais da região, em especial o lançamento do roteiro náutico do Circuito Turístico Entre Serras e Águas, além de chamar a atenção e alertar para a preservação dos recursos naturais – principalmente da água, que abastece 60% da capital do Estado.

Surgida há 5 anos, a Romaria das Águas nasceu da necessidade de promover ações de conscientização para preservar os mananciais do sistema Cantareira. Realizado sempre próximo ao Dia Mundial da Água (22 de março), o evento tem em sua programação o lançamento do roteiro náutico, com a realização de passeios de barco, apresentações culturais, shows musicais, com apresentações de violeiros, e exibição de trabalhos de escolas municipais, além de um Encontro Regional de Turismo, no qual líderes do trade elaboram uma carta – entregue a autoridades e população – que aborda as necessidades, ações e objetivos para o desenvolvimento da atividade turística da região.

Para o coordenador da 5ª Romaria das Águas, Fernando Brandão, o evento é um importante momento de integração entre as cidades do Circuito Turístico e uma oportunidade para a prática de esportes náuticos. “Além de unir as cidades do Circuito, a Romaria das Águas é um evento para promover a prática dos esportes náuticos. Nossa região é muito rica em recursos

naturais e infraestrutura para a prática desses esportes, e isso precisa ser melhor explorado, de forma sustentável”, comenta Brandão.

Segundo dados do Governo, o Brasil recebe anualmente cerca de 500 mil turistas em busca da prática de esportes náuticos. Seu vasto litoral e regiões ricas e água doce, como a região do Circuito Entre Serras e Águas, são opções para receber este turista. “Nós precisamos aproveitar melhor nosso potencial para atrair visitantes. A Romaria das Águas é uma oportunidade de divulgar este potencial e as muitas opções de lazer de nossa região”, afirma o presidente da UNICIDADES, Gilberto José Pacheco.

Entre as opções de lazer e prática do turismo náutico estão as muitas marinas da região – só em Nazaré Paulista são 15 marinas bem estruturadas, em Vargem outras 7 marinas – e as represas Atibainha (Nazaré Paulista), Jaguari/Jacareí (Bragança Paulista, Piracaia, Joanópolis e Vargem) e Paiva Castro (Mairiporã), onde podem ser praticados passeios de barcos e esportes aquáticos. Tudo em uma região com infraestrutura para receber bem o turista, com hotéis, pousadas, bares, lojas, restaurantes, entre outros.

Segundo o diretor técnico da UNICIDADES, Sidney Monteiro Fontes, a atividade turística na região do Circuito Entre Serras e Águas, quando bem orientada e estruturada, poderá ser um dos principais geradores de emprego e renda para as cidades do Circuito. “O turismo propicia e estimula a melhoria da qualidade de vida e da infraestrutura de nossas cidades. É ainda um indutor do desenvolvimento, pois alavanca outros negócios, como bares, restaurantes e comércio em geral. Aliado a este grande potencial de desenvolvimento econômico, o turismo é o segmento que mais contribui para a preservação ambiental, principalmente em nossa região, que conta com muitas restrições de uso e ocupação do solo, em virtude de constituir-se quase que totalmente em área de mananciais, e ser um dos maiores reservatórios de água para consumo humano do mundo”, ele explica.

A 5ª Romaria das Águas é uma oportunidade de incentivar a atividade turística regional de todas as formas. Além da realização da UNICIDADES, o evento conta com apoio da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e participação da população, empresários e profissionais ligados ao turismo de todas as cidades do Circuito.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Valéria Andrade de Thomaz

(11) 9 9600 9179

Fernanda Elen

Work Market Comunicação

Central (11) 3402-1502