I Seminário Técnico-Científico de Tropeirismo e Turismo Rural

No último dia 25, aconteceu em Sorocaba, o I Seminário Técnico Científico de Tropeirismo e Turismo Rural, organizado pelo Fórum Permanente de Turismo Regional Itupararanga Sorocabana, que é formado por 32 municípios da região de Sorocaba.

O Evento aconteceu na Fazenda Ipanema, o Fórum, que tem na coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba(Sede), tem como foco o desenvolvimento do turismo regional como meio de geração de emprego e renda.

O evento contou com palestras de especialistas e debates sobre o andamento do turismo regional, e aconteceu paralelamente às celebrações da Semana do Tropeirismo. "O tropeirismo é o carro-chefe da história e da cultura regional e, em função disso, o tema discutido no seminário é mais do que oportuno", destaca o secretário Mário Tanigawa.

Com crescimento de aproximadamente 30% ao ano, o turismo rural é uma das atividades econômicas que mais se desenvolve no Brasil. No ranking mundial, segundo o Sebrae, o Brasil ocupa a quarta posição no segmento, perdendo apenas para Espanha, Portugal e Argentina.

O Gerente Carlos A. de Aquino, do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau esteve no evento representando a região. Além disso, Andreia Roque, Diretora de Turismo Rural do ARC&VB também esteve participando do evento, porém, como presidente da ABRATURR, Associação Paulista de Turismo Rural.

Fonte: Sorocaba Bureau

Abaixo você confere algumas fotos do evento.