Evento apresenta Manifesto Público do Turismo a políticos e população

O evento contou com a presença dos quatro candidatos a prefeito, aproximadamente 180 pessoas que tomaram conhecimento das reivindicações feitas pelo trade turístico do município

Realizado no Centro de Convenções Victor Brecheret, no dia 24 de julho, um evento organizado por representantes do trade turístico apresentou a políticos e população o Manifesto Público do Turismo da Estância de Atibaia. O objetivo foi tornar de conhecimento público a existência de um plano e de um grupo de pessoas comprometidas em transformar Atibaia em destino turístico buscando conscientizar os presentes da necessidade de cooperativismo entre poder público e sociedade civil para  implantação das ações apresentadas no documento.

“Temos uma grande estrutura hoteleira instalada, portanto, uma grande visibilidade no turismo de negócios e eventos. Nos falta criar infraestrutura para atendimento a estes turistas e a muitos outros que procuram nossa cidade. Desenvolver os produtos e roteiros, nosso receptivo local, informações e sinalização turística, comunicação, qualificação dos colaboradores e dos empresários e muitos outros projetos. Esta é nossa missão”, ressaltou em seu discurso Jaime Santos, presidente do ARC&VB (Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau). O Manifesto exposto no evento, que cobra ações como as que foram citadas por Jaime Santos,  foi redigido e assinado por dirigentes de instituições do setor, entregue aos quatro candidatos à Prefeitura da cidade e divulgado a todos os presentes. 

O documento final foi produzido com base no Plano Diretor de Turismo de 2009 e no Estudo de Competitividade de 2011, somados à ajuda de entidades do turismo que vêm colaborando com o poder público desde o ano 2000. Formadas por empresários, educadores, colaboradores e voluntários de todas as classes sociais, essas entidades decidiram, por meio deste manifesto, deixar registrada a contribuição por elas oferecida nesses últimos anos; tornar de conhecimento público os problemas enfrentados pelo trade e que travam o desenvolvimento da atividade turística regional; além de cobrar publicamente a implantação do plano diretor e de atitudes que visem o bem-estar de toda a população de Atibaia.

O evento teve como mestre de cerimônia a jornalista Hanna Gouvêa e contou com a participação das seguintes instituições, que assinaram o manifesto: 

AHAR - Associação dos Hotéis de Atibaia e Região;

APA - Associação dos Artesãos e Artistas Plásticos da região de Atibaia;

ARC&VB - Atibaia e Região  Convention & Visitors Bureau;

ARPA - Artesãos do Portão Associados;

Associação dos Taxistas de Atibaia ;

ATRATIVI - Associação de Turismo Rural de Atibaia e Vizinhos;

COMTUR – Conselho Municipal de Turismo - de Guarulhos;

Lions Clube de Atibaia;

Rotary Club de Atibaia;

SINTHORESP - Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Hospedagem, Gastronomia, Alimentação Preparada e Bebida a Varejo de Atibaia;

ABIH  SP - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado de São Paulo.

Com o apoio dessas instituições, o trade turístico espera atrair a atenção do governo, tanto Poder Executivo como Poder Legislativo, com o objetivo de garantir a inserção do setor turístico como indutor do desenvolvimento econômico sustentável.

Para ter acesso ao Manifesto, clique aqui.