Encontro com o deputado Roberto Santiago

Entidades do setor turístico apresentam projeto do CIT Regional ao deputado Roberto Santiago

A convite da diretoria do ARC&VB (Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau) e por intermédio de Rodrigo Parras, o deputado federal Roberto Santiago esteve em Atibaia no dia 08 de agosto, para um encontro com empresários do turismo da região. O evento foi uma oportunidade para apresentar o trabalho desenvolvido pelo ARC&VB, em especial, o projeto do Centro de Informações Turísticas Regional (CIT Regional), que funcionará na entrada da cidade, em um imóvel cedido pela Prefeitura.

Sob a responsabilidade do ARC&VB e com o apoio da população da cidade, o CIT, além de fornecer informações ao turista, terá um programa de capacitação de jovens para atender a este público. Os alunos receberão aulas de ética e cidadania, introdução ao turismo, hospitalidade, geografia regional e meio ambiente e terão a oportunidade de conhecer de perto todas as atrações que a região oferece, através do city tour. “Entendemos que para que o nosso turista possa receber um atendimento de excelência, é necessário que o nosso atendente também receba uma capacitação de excelência, para que possamos parar de ouvir ‘não sei’, ‘não conheço’, ‘não sei onde fica’ etc”, diz a presidente do ARC&VB, Valéria Andrade de Thomaz.

A ideia do Centro de Informações Turísticas foi bem recebida pelo deputado Roberto Santiago, que ressaltou a relevância do conteúdo proposto não somente pelo benefício à atividade turística, mas também pelo foco na geração de empregos, item de fundamental importância para o desenvolvimento da região. Na opinião do deputado, esses jovens capacitados poderão ser facilmente absorvidos pelas empresas da região, como hotéis, pousadas, bares, restaurantes e outros. Muito satisfeito com as ideias apresentadas, Roberto Santiago se comprometeu a auxiliar na captação de recursos financeiros, com Ministério do Turismo e Sebrae, que possam colocar o projeto em prática. “Isso vai de encontro com o trabalho que já realizamos através do Instituto Educar Brasil, que atualmente conta apenas com patrocínio e parceria do setor privado, porém com o apoio e empenho do deputado Roberto Santiago nossa cidade e região poderá ampliar sua vocação turística e profissional. Vale ainda ressaltar que o setor turístico de nossa cidade está muito bem conduzido e representado pelas entidades do setor”, afirmou Rodrigo Parras, que é diretor do Instituto Educar Brasil.

Além do deputado Roberto Santiago, o projeto do CIT conta com o apoio de outras entidades, como a agência de desenvolvimento regional Unicidades. “A participação da Unicidades mostra a importância e a unidade entre as entidades participantes e o poder publico da região. Reafirmo que a nossa região possui um grande potencial turístico inexplorado e acredito que o evento ocorrido deverá dar um ritmo mais acelerado no desenvolvimento desta atividade a partir de agora”, afirma o presidente da Unicidades Rolf Sitta.

Participantes do evento:

VALÉRIA ANDRADE DE THOMAZ, presidente do ARC&VB;

RODRIGO PARRAS;

DAVID CARVALHO, secretário de Cultura e Turismo de Piracaia;

RITA DE CÁSSIA FERRARI, educadora de Atibaia;

GILBERTO PACHECO, diretor do ARCV&VB e diretor técnico da Unicidades;

FERNANDO MAMEDE, vice-presidente da ABIH – SP e conselheiro do ARC&VB;

ROGÉRIO ROBERTO, representando a AHAR – Associação de Hotéis de Atibaia e Região;

JOÃO CARLOS DA SILVA TORRES, Prefeito de Joanópolis;

BRUNO LEAL, conselheiro do ARC&VB;

ROLF M. SITTA, presidente da UNICIDADES;

LAÉRCIO CHIARINI, diretor técnico da UNICIDADES;

CARLOS AQUINO, gerente executivo do ARC&VB;

AZIS MIGUEL BRAOJOS, diretor financeiro da UNICIDADES;

JADHI MARTINELLI, Secretária Interina de Turismo de Atibaia;

SIDNEY FONTES, Conselheiro do ARC&VB.

Foto do Encontro: