Carnaval em Atibaia conserva a tradição dos bonecões

Para agitar turistas e moradores da região, a cidade do interior de São Paulo mescla a energia das escolas de samba com a nostalgia dos antigos carnavais de rua 

Tradição centenária no município, os bonecões feitos à base de cola e papel jornal, já desfilavam pelas ruas de Atibaia por volta de 1915, aponta o secretário de Cultura e Eventos de Atibaia, Edson Beleza. 

Durante quase 20 anos, a atração deixou de animar a folia, e o retorno aconteceu no ano 2000, por meio da iniciativa de moradores que valorizam as práticas culturais e, principalmente, a identidade do município. Para o Carnaval de 2011, a expectativa é de quase 100 bonecos desfilando pelas ruas da cidade. A Secretaria de Cultura e Eventos calcula que a cada dia de festa cerca de 8 mil pessoas acompanhem o desfile e brinquem junto aos foliões.

Feitos de papel machê e cola, os bonecões são montados em uma estrutura de arame e madeira. Entre os personagens estão personalidades ilustres da cidade, a cada ano uma figura popular é homenageada. O secretário Edson Beleza elogia a iniciativa e afirma que "o carnaval também aumenta a autoestima da população já que faz com que o povo se reconheça nos próprios bonecos", enfatiza.

E a tradição não fica restrita aos dias de folia. Nos meses que antecedem o carnaval, um grupo de amigos voluntários - principalmente os que também desfilam com seus próprios bonecos - e a equipe da secretaria de Cultura e Eventos se reúnem em um galpão para dar os últimos retoques. “Alguns bonecões acabam sofrendo danos pelo uso e, por isso, precisam de reparos como restaurações na pintura, estrutura e também nas roupas, que levamos para lavar ou confeccionamos novas”, ressalta Nei Cintra, gerente de divisão da Secretaria de Cultura e Eventos Municipal.

Cooperam também, alunos da escola CEFI que doam suas criações elaboradas nas aulas de arte do colégio para o desfile, e a ONG Difusão Cultural, que em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, finalizou ano passado a Oficina de Bonecos Gigantes e já tem seus bonecos entre os que desfilam no carnaval. Outros moradores integram o bloco dos bonecos com fabricação própria.

Em Atibaia, a Folia de Bonecões acontece todos os dias de Carnaval(05, 06, 07 e 08 de março), a partir das 17h com concentração na Praça da Matriz. Logo após, os bonecões seguem em direção à arena do Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, onde a diversão continua ao som de marchinhas comandadas pelo cantor Altemar Dutra Jr. & Banda, além de apresentações das escolas de samba da cidade. 

E para os que escolherem o município para passar os seus dias de festa, Atibaia conta com uma infraestrutura hoteleira completa, desde resorts e spas para curtir com a família ou relaxar, até pousadas próximas ao centro histórico e à folia. "São opções de roteiros turísticos para todos os gostos e bolsos, variam de visitas a museus e centros culturais, até o turismo de aventura pelas trilhas da Pedra Grande ou mesmo o turismo rural por fazendas históricas da região", afirma o gerente executivo do ARC&VB, Carlos Aquino.

  Informações para Imprensa
  Work Market Comunicação
  Fernanda Elen
  (0xx11) 3402 1502
  (11) 8388 4033