ARC&VB abre Curso de Capacitação de Monitores de Turismo

Uma parceria entre Atibaia e Região C&VB, Casa do Caminho e apoiadores como IDESTUR (Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural),  trouxe uma proposta inovadora para região,  o Curso de Capacitação de Monitores de Turismo Rural, Aventura e Natureza, que acontece entre os dias 18 e 29 de janeiro, com o objetivo de  promover a inserção de jovens no mercado de trabalho através da capacitação e desenvolvimento das potencialidades individuais, aproximando-os assim,das oportunidades de trabalho e da auto-realização, bem como permitindo que empresários da região, na convivência com estes novos atores do mercado turístico regional, possam potencializar o mapa de oportunidades de sua empresa, conhecendo futuros colaboradores capacitados.

Ao todo, são dez jovens que estão participando do curso, sendo oito deles, alunos da Casa do Caminho e dois, alunos do Turismo Rural de Joanópolis.
 
O curso representa mais um passo dado ao cumprimento dos quesitos definidos no Estudo de Competitividade realizado pelo Ministério do Turismo, e que já teve no trabalho da pesquisa do estudo de demanda sua primeira fase. 

“É uma grande oportunidade, ao dar continuidade na implantação do Estudo de Competitividade, poder falar com os jovens sobre os desafios que o mercado de trabalho do turismo apresenta.” comentou Valéria Andrade de Thomaz, presidente do Convention, informando ainda que essa primeira turma, selecionada graças ao trabalho desenvolvido pela Casa do Caminho, foi formada com os estudantes que participaram da pesquisa de demanda, além de dois representantes de Joanópolis, que criou excelentes roteiros de turismo rural.

Segundo os coordenadores do curso, diretores de turismo de aventura, Alexandre Anderson da tiroleza de Pedra Bela; e turismo rural, Andreia Roque da Brasil Rural: “Essa é a primeira vez que apresentamos em conjunto as novas tendências para o turismo de aventura e rural, com ênfase em meio ambiente, o que é o grande diferencial da nossa região.”  
Em um primeiro momento serão ministradas aulas abordando temas de grande importância e interesse não só voltados para o turismo rural, natureza e meio ambiente, mas também para posicionamento no mercado, visão empresarial e hotelaria, postura profissional e futuro.

As aulas foram divididas nos seguintes módulos:
Dia 18: Rodrigo Parras - Novas Tendências do Turismo
Sidney Fontes - Ver e Pensar Diferente
Dia 19: Carlos Aquino - Turismo, Natureza e Meio Ambiente
Sérgio Zocchio - Reservas Ambientais e Turismo
Dia 20: Andreia Roque - Turismo Rural. Cases de Fazendas e Pousadas
Dia 23: Alexandre Anderson - Turismo de Aventura
Fernando Mamede - Visão Empresarial da Hotelaria
Dia 24: Andreia Roque - Agências e Operadoras Turísticas
Gilberto Pacheco - Comunicação e Posicionamento de Mercado
Dia 25: Rita de Cássica e Fernanda Andrade - Postura, Posicionamento e Profissionalismo. Encerramento.
 
Em uma segunda etapa, que ocorre entre os dias 26 e 29 de janeiro, estes jovens estarão participando do cotidiano de empresas voltadas para a atividade, aprendendo, conhecendo e observando a rotina. As empresas no caso são: Atibaia e Região, Convention & Visitors Bureau, Atibaia Turismo, Teleférico de Atibaia, Fazenda Paraíso, Atibaia Campo, Brasil Rural e Pousada Alma de Pedra. Todos associados ao ARC&VB. 

Abaixo você pode conferir algumas fotos dos dois primeiros dias de curso.
Mais notícias e fotos em breve!