Abertura da Festa das Flores


Teve início na sexta-feira, dia 2, a 31ª edição da Festa das Flores e Morangos de Atibaia, tradicional evento da cidade que reúne, todos os anos, visitantes de diversos lugares do Brasil. A cerimônia de abertura ocorreu no Parque Municipal Edmundo Zanoni, que receberá a festa durante todo o mês de setembro.

Estiveram presentes o prefeito José Bernardo Denig, o diretor geral do Departamento Consular do Japão de São Paulo, Tsuyoshi Narita, a secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, o presidente da Câmara de Atibaia, vereador Emil Ono, deputados, vereadores, secretários municipais, entre outras autoridades. Representando o ARC&VB a presidente da entidade, Valéria Andrade de Thomaz destacou a importância da festa para o turismo de Atibaia e a parceria entre as entidades como fator de grande relevância para todo o trade.

Ao final do evento, as autoridades se reuniram para realizar a simbólica quebra do barril de sakê, uma milenar bebida japonesa fabricada a partir da fermentação do arroz. Segundo a Associação Hortolândia de Atibaia, responsável pela organização do evento, a expectativa para esse ano é de que o público ultrapasse a casa dos 100 mil visitantes.
 
Prefeito da cidade, Dr. Denig, falou sobre a grandiosidade da festa e da produção de frutas e flores. “Nossa produção de flores e morangos se sobressai pela qualidade, que já é consagrada em todo o território nacional, e não apenas pelo volume da produção. Os consumidores fazem questão de comprar os nossos morangos, que são referência no mercado. Além disso, todo ano, a festa traz turistas de diferentes lugares do país para a cidade. Alguns, inclusive, vindos de pontos bastante distantes. Isso é reflexo do reconhecimento que as pessoas têm de Atibaia como a cidade das flores e dos morangos”, disse o prefeito. Atibaia é atualmente uma das maiores produtoras de flores do país. Além de ser responsável por aproximadamente 30% da produção nacional, a cidade também exporta parte da produção, que é apreciada em diferentes países do mundo.
 
A Festa das Flores e Morangos de Atibaia ganhou este ano mais um fim de semana, sendo realizada nos dias 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24 e 25 de setembro. Serão várias atrações culturais, como danças típicas de vários países, apresentações de Taiko (tambores japoneses), Bon Odori (dança folclórica japonesa que comemora as boas colheitas) e mais. Além é claro, da oportunidade do visitante degustar várias delícias gastronômicas, comidas típicas brasileiras e japonesas, muitos doces e sobremesas a base de morango.
 
Realizada pela Associação Hortolândia de Atibaia, com o apoio da Prefeitura, a festa acontece no Parque Municipal Edmundo Zanoni, localizado na Avenida Horácio Neto, 1030. Os portões serão abertos ao público às 9h e o encerramento será às 18h. Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria local do evento. Mais informações no site do evento: www.festadasfloresdeatibaia.com.br